VOSS, JAN (1936)

Dados biográficos: Nasceu em Hamburgo, em 1936.Foi aluno da Escola de Belas Artes de Munique ,(55 / 60). Em 60, fixa-se em Paris.
Faz parte do grupo, KWY, com Lourdes Castro, Bértholo, Costa Pinheiro, Gonçalo Duarte, Escada, Christo e colabora na revista publicada pelo grupo, até 63.
“ Jan Voss utiliza técnicas diversas ou mistas, ora com tintas suaves e aguareladas, ora, ao contrário violentas e espessas, ou ainda, utilizando colagens e montagens.”Benezit, in, Dictionnaire des Peintres, Sculpteurs, Dessinateurs et Graveurs.
Os primeiros trabalhos, desde 61, revelam “…a sua relação com a banda desenhada, que foi talvez o centro da Pop-Art americana... A partir daqui, todavia, o percurso de Voss é bastante imprevisível.(…)Pode interpretar-se o leque de técnicas que Voss continua a praticar simultaneamente, como terrenos distintos, que lhe permitem defrontar a narrativa, consoante a linha, o vazio, a matéria, a cor, a composição frontal, o equilíbrio, o excesso…” Benezit, id.
Em 66/67, deu aulas nas Belas Artes de Hamburgo e entre 87/92, foi professor na Escola de Belas Artes, em Paris.
Participou/a em numerosas exposições colectivas nomeadamente em Paris. Em 70, torna-se membro do Comité du Salon de Mai.
“O que todos os trabalhos de Voss têm em comum, sejam telas, madeira, papel em relevo ou mesmo aguarelas, é a acumulação de cores e formas diversas, que se entrelaçam, se intersectam e estão interligadas por linhas, desenhos e fragmentos de desenhos.” Art Directory - the information medium for art and culture.Art Directory GmbH.
Jan Voss continua a viver e trabalhar em França.

Código QR do URL: http://vart.pt/voss-jan/

http://vart.pt/voss-jan/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.