VIEIRA, JOÃO (1934-2009)

Nome Completo: João Rodrigues Vieira

Dados biográficos: Nasceu em Vidago, em 1934, filho de professores primários.
De 51 a 53, frequenta, a ESBAL. Convive com os neo-realistas Pomar, L.de Freitas e R.Ribeiro. Em 54, desiludido, volta a casa.
Em 56, de novo em Lisboa, trabalha em publicidade e junta-se ao grupo, do Café Gelo, com Escada, G. Duarte, C. Pinheiro, Bértholo, Lurdes de Castro. Recomeça a pintar.
Em 57, vai para Paris. Tem aulas na Grande Chaumière, com Henri Goetz. O Informalismo,” com algum compromisso figurativo”, próximo de Lapoujade, ou de J. Dubuffet, interessa-o.
Em 59, com os companheiros do Café Gelo, e ainda, Christo e Voss, funda, o grupo KWY. Ainda em 59/60, uma bolsa da Gulbenkian, permite-lhe um contacto próximo com Arpad Szenes, seu orientador, e Vieira da Silva, experiência marcante no seu percurso.
Nas exposições promovidas pelo KWY,"…apresenta notáveis pinturas gestuais…A tinta espessa é arrastada com espátula, obtendo luxuriantes efeitos cromáticos e luminosos… (Passa a adoptar) os caracteres tipográficos, (que purificam e condensam),a eficácia visual.” Rui M. Gonçalves, in 100 Pintores Portugueses do Séc. XX.
A Pop Art e o advento dos happenings, marca-o profundamente "...a conjugação de música, teatro, pintura, cinema, fotografia ou escultura, leva-o ... a criações multidisciplinares e experimentalistas nos anos seguintes.” CAM
Depois de 67, trabalha em cenografia. Nos anos 90” … revisita a ...arte portuguesa, ...de Nuno Gonçalves, F. de Holanda ou Grão Vasco, que recriava como se de colagens se tratasse...” CAM, Gulbenkian
Morreu em 2009, em Lisboa.

Código QR do URL: http://vart.pt/vieira-joao/

http://vart.pt/vieira-joao/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.