VIANA, EDUARDO (1881-1967)

Nome Completo: Eduardo Afonso Viana

Dados biográficos: Nasceu em Lisboa, em 1881.
Foi discípulo de Veloso Salgado e Columbano na ESBAL, (1896 /1905 ). Não concluiu o curso.
Entre 1905/14, com companheiros, viajou por França, Inglaterra, Holanda e Bélgica e vai enviando obras para exposições em Portugal.
Frequenta em Paris, Academias livres. Vê os bailados de Diaghilev e conhece novas linguagens da cor e da forma, (Fauvismo e Cubismo).
Com a guerra, (14/18), regressa com Amadeo e convive com os Delaunay, refugiados em Portugal.
A partir de 1919, a sua pintura é predominantemente, Cézanniana. A análise espectral da luz, (dos Delaunay), não o cativava. A luz e a cor só interessavam a este "naturalista evoluído, para explicar melhor a construção de certas formas, mas... com a condição de se aplicar às ditas formas...", José-Augusto França, in A Arte em Portugal no séc. XX
Em 25, faz duas paisagens, (Sintra e Algarve ), para a redecoração da Brasileira e dois nus para o Bristol Club.
Em 1926, volta a Paris e em 30, fixa-se na Bélgica, onde se mantém até 40, atraído pelos trabalhos do seu amigo Permeke.
Em 40, a guerra obriga-o a voltar. Com as naturezas-mortas, procura chegar a sínteses, explorando, através da cor, num trabalho lento, as formas, as estruturas e as suas relações.
"Pintor fundamentalmente sensual e instintivo" tinha "(...) o apetite de quem pintava...como quem comia de garfo e faca." José-Augusto França, in A arte em Portugal no Séc.XX.
Morreu em Lisboa, em 1967.

Código QR do URL: http://vart.pt/viana-eduardo/

http://vart.pt/viana-eduardo/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.