VASARELY, VICTOR (1908-1997)

Dados biográficos: Nasceu na Hungria em 1908. Estudou Medicina, mas em 27, entrou para uma escola de arte. Em 28 e 29, estuda com Alexandre Bortnyik, seguidor da Bauhaus, sendo a sua escola conhecida como a “Bauhaus Húngara”. Aqui a vocação funcionalista do ensino, privilegiava as técnicas da publicidade. Vasarely, já com algum sucesso, em Budapeste nesse domínio, muda-se para Paris, onde trabalha com várias agências, Havas, Draeger, Devambez, (ligada à farmacêutica). Deste período, conhece-se mal o seu trabalho, por ser de difícil despiste.
De 1935 a 38, sobre temas como, o Xadrez, as Zebras... desenvolveu deformações axonométricas, (representação de figuras, em três dimensões, através da sua projecção perpendicular a um plano), aplicando-as a formas reais, provocavando efeitos espantosos, criando ilusões/erros de leitura.
Estudou Malevitch, Mondrian, Tauber-Arp, Herbin, Delaunay, Léger e Uccello, Piero della Francesca, La Tour e Vermeer.
Em 46, as sua pintura era ainda figurativa.
"Só em 47, chega a uma abstracção relativa. Em 55, publica o «Manifesto Cinético», onde definia os fundamentos da arte cinética, (ligada ao movimento).
(...)Depois de 55, consagrou-se, exclusivamente ... à exploração de um vocabulário e da sua sintaxe de símbolos e de cores...A partir de figuras geométricas elementares, submetidas a deformações progressivas e de algumas cores puras, das quais, 6 ou 8, são declinadas do mais claro ao mais escuro, aferidas... numa gama de cinzentos." Benezit, in Dictionnaire des Peintres, Sculpteurs, Dessinateurs et Graveurs.
Naturalizado francês, em 61, morreu em 1997.

Código QR do URL: http://vart.pt/vasarely-victor/

http://vart.pt/vasarely-victor/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.