STUART CARVALHAIS (1887-1961)

Nome Completo: José Herculano Stuart Torres de Almeida Carvalhais

Dados biográficos: Nasceu em Vila Real, em 1887, filho de pai português e mãe inglesa.
Estuda em Lisboa. Cedo, trabalha, (desenhos humorísticos e capas), em vários jornais de Lisboa. Em 1913, consegue trabalho em Paris, como Ilustrador, em jornais de referência. Cedo regressou.
Em 1915, criou uma banda desenhada infantil, de grande sucesso, por largos anos.
A sua longa colaboração, em jornais e revistas, não escolhia a orientaçao política. Republicanos ou monárquicos, anti-clericais, anarquistas ou fascizantes, com todos colaborou. O seu lápis, ou mais das vezes, um fósforo, molhado em tinta, café ou graxa, retratava a vida da cidade, da boémia das tabernas, as prostitutas, os ardinas, os pedintes, os polícias, os burgueses ou as damas da alta burguesia.
Os anos 20, foram para Stuart, cheios de sucesso e trabalho, porém, sempre, acompanhados, pelo alcoolismo e dificuldades económicas.
Humorista, de traço desenvolto e sagaz, foi também, cenógrafo, figurinista e o que primeiro, experimentou o desenho animado.
Recebe o prémio Domingos Sequeira em 1944.
“Moderno por amor imediato às coisas da vida e o desprezo de regras….Stuart, forneceu ao Modernismo Português, o aspecto popular e ingénuo.” José Augusto França, in Arte em Portugal no Séc. XX.
Morreu em Lisboa, em 1961.

Código QR do URL: http://vart.pt/stuart-carvalhais/

http://vart.pt/stuart-carvalhais/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.