SMITH, FRANCIS (1881-1961)

Nome Completo: Francisco / Francis Smith

Dados biográficos: De origem inglesa, nasceu em Lisboa, em 1881.Os primeiros mestres, cedo perceberam a sua aptidão para o desenho e aconselharam o pai a mandá-lo estudar para Paris, o que acontece em 1907.
Já em Paris, torna-se amigo de E. Viana, E. Nunes, Amadeu, entre outros e depressa se integra na cidade.
Em 1911, casa-se com a escultora Yvone Mortier. Naturaliza-se francês e simplifica o nome para Francis.
“Espírito independente e portador de um oásis de paz interior, atravessou os conturbados tempos da primeira metade do século XX europeu, acreditando na possibilidade de exprimir plasticamente todas as felicidades do mundo. «Vous êtes un provocateur!», escreveu o pintor Isis Kischka…. Para Kischka, a provocação residia no exemplo que o pintor dava ao levar uma vida feliz, num mundo que o não era…”,in, CAM, Gulbenkian.
“ sentimentalmente muito ligado a Portugal e à família ... tornou-se um pintor de recordações da terra em que nasceu.(...) A cor é pura entre o impressionismo e o fauvismo ...Nenhuma rigidez nos contornos; gosto pelos planos de cor rebatidos para a frontalidade...”R. M. Gonçalves, in, 100 Pintores Portugueses do Séc.XX.
Participou na Exposição Livre de 1911, em Lisboa e a partir da década de 30, em alguns Salões e Exposições, em Paris.
“Sob (o) fundo de uma infância feliz, onde a figura do pai ocupa um lugar central, desfila uma … cativante comédia da vida.(…) A aventura está (…) em Smith, que trabalha a partir do seu universo interior. Amigo de M. Proust, a sua obra comunga de uma mesma procura e descoberta do tempo perdido.” in, CAM.
Morreu em Paris, em 1961.

Código QR do URL: http://vart.pt/smith-francis/

http://vart.pt/smith-francis/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.