SILVA, JAIME (1947)

Nome Completo: Jaime Fernando Lopes da Silva

Dados biográficos: Nasceu no Peso da Régua, em 1947. Em 72, acaba o curso de Pintura da E.S.B.A.do Porto. Em 75, com Graça Morais, João Dixo, Armando Azevedo, Gerardo Burmester e outros cinco, funda o Grupo Puzzle. “O momento era de exaltação política. Vivia-se o 25 de Abril e a Democracia, a oportunidade por que esperaram…”, in, Alunos Ilustres da Universidade do Porto.
Em 77 e 78, bolseiro da Gulbenkian, vai, com a família, para Paris.
"Não sou mais pintor, nem mais professor. (...) Ser professor também implica uma reflexão sobre a parte artística."Jaime Silva, citado na Infopedia, Porto Editora. Entre 83 e 87, é professor no AR.CO. Desde 87, pertence à direcção da S.N.B.A. e é o responsável pelo Curso de Pintura, aí ministrado. É, ainda, o responsável artístico pela Galeria Municipal do Montijo, desde 99.
O seu trabalho é “neofigurativo expressionista, por vezes abstracto…”,in, F. Pamplona, Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses.
”Teve a experiência do expressionismo figurativo, antes do actual expressionismo abstracto, onde se insere um sentido da escrita rítmica, sentido anexador da globalidade do suporte, deixando que algumas zonas de cor lisa estabeleçam focos, que constituem momentos de impacto...” Rui Mário Gonçalves, in, Carta de Lisboa, Colóquio-Artes, Março de 1984.
Jaime Silva, que expõe,individualmente, desde 76, está representado em muitas colecções públicas e privadas.
Vive e trabalha em Lisboa.

Código QR do URL: http://vart.pt/silva-jaime/

http://vart.pt/silva-jaime/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.