RODRIGO, JOAQUIM (1912-1997)

Nome Completo: Joaquim José Rodrigo

Dados biográficos: Nasceu em Lisboa, em 1912. Fez a licenciatura de agronomia em Lisboa.
Só tardiamente se vem a interessar pela pintura. Daí que, embora tenha frequentado aulas de pintura na SNBA (nos anos 50), o seu percurso seja fundamentalmente, autodidacta.
“…Rodrigo vai aliar então e para sempre as suas duas grandes fontes de informação: a ciência e a arte. O seu desígnio é entender a abstracção geométrica…” in Inst.Camões.
As telas são, para ele, espaços onde investiga a arquitectura da composição e os meios que utiliza, vão desde as linhas que se opõem, às formas mais orgânicas ou puras, às cores complementares.
Na década de 60, Joaquim Rodrigo, nas suas obras, passa a valorizar a cor na composição e a construir uma linguagem simbólica, onde "a consciência politica e social se mistura com as memórias pessoais", (id.). Como investigador, muito autónomo, que foi, o seu interesse pelos que, como ele, não têm formação artística formal, leva-o a redigir, (entre76/82) a “Contribuição para a ciência da arte”, onde defende, no método que elaborou, a possibilidade de qualquer pessoa se transformar num pintor.
Morreu em 1997.

Código QR do URL: http://vart.pt/rodrigo-joaquim/

http://vart.pt/rodrigo-joaquim/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.