RIBEIRO, ROGÉRIO (1930-2008)

Nome Completo: Rogério Fernando da Silva Ribeiro

Dados biográficos: Nasceu em Estremoz, em 1930. Estudou na António Arroio e depois na ESBAL.
“Havia um companheirismo forte. Andava por lá o Sá Nogueira, o Querubim Lapa, o João Vieira...”, in entrevista de Sarah Adamopoulos, Março de 2004.
A partir de 1950, participou nas exposições gerais da SNBA, onde desde logo suscitou interesse. Cedo se integrou no grupo neo-realista, próximo do ideário do partido comunista, ao qual só aderiu tardiamente, (75).
“Através do Alves Redol conheci o Mário Dionísio, através do Mário Dionísio conheci o Pomar.(…) O Namora, o Carlos de Oliveira, ...conheci-os a todos”, S.A. (id).
Em 53, com Pomar, Cipriano Dourado, Alves Redol e António Alfredo, viajaram pelo Ribatejo, para estudar a vida dos trabalhadores rurais. A esse trabalho chamou, o “ciclo do arroz”.
“A consciência da função social da arte tem levado R.R. a dedicar-se a diversas modalidades...” R. M. Gonçalves, in, "100 Pintores Portugueses do Séc. XX".
Assim, vemo-lo com trabalhos em cerâmica, tapeçaria, design gráfico, ilustração e gravura. Foi co-fundador, da Sociedade de Gravadores Portugueses, e teve um trabalho notável, como renovador dessa arte.
Em 61, começou a leccionar na António Arroio e em 70, na ESBAL. Em 93, concretizou o projecto da Casa da Cerca, em Almada, que continuou a dirigir.
“A sua pintura foi abandonando as funções ilustrativas, tornando-se abstractizante. O vigor das figuras do ... período neo-realista passa a estar presente nos contrastes de cores e de valores luminosos, assim como no traço forte.” R. M. Gonçalves, id.
Morreu em Lisboa, em 2008.

Código QR do URL: http://vart.pt/ribeiro-rogerio/

http://vart.pt/ribeiro-rogerio/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.