RESENDE, JÚLIO (1917-2011)

Nome Completo: Júlio Martins da Silva Dias

Dados biográficos: Nasceu no Porto em 1917. Estudou na ESBA do Porto, (37/45), onde foi aluno de Dórdio Gomes.
Numa viagem a Madrid, estuda a obra de Goya, que o ajuda a descobrir, o seu caminho fundamental, o expressionismo. Tendo começado sob a influência do neo-cézannismo, do seu mestre, Dórdio Gomes, rendeu-se ao expressionismo, fortemente politico e social, de Goya.
Em 47, ganha uma bolsa para Paris, onde frequenta a Escola de Belas-Artes. Aqui, sempre com as mesmas preocupações, (construção/expressão), desenvolve os seus trabalhos, utilizando linhas estruturantes, com malhas triangulares onde se inserem figuras geometrizadas, que nos falam da dureza da vida dos camponeses alentejanos.
A sua procura, leva-o a aproximar-se do jogo da forma e da contra-forma, onde as figuras, cada vez, se vão diluindo mais.
Em 1956, quando expõe no Salão dos Artistas de Hoje, é eleito, pelos seus companheiros, como o melhor pintor da exposição.
Em 1962, ganha o concurso, para substituir, Dórdio Gomes, na ESBAP, onde entretanto, a convite do mesmo, já dava aulas.
Trabalhou também em ilustração, gravura e cerâmica.
“Era apenas uma silhueta de dor sustida por dois filamentos rematados por enormes botas. Sem perda de tempo, fui ao atelier do Pierre Dubois, e de um fôlego fiz essa pintura.”diz Júlio Resende, ao falar do seu quadro ”A Velha” , in Memórias, site da Fundação Júlio Resende.
Morreu em Gondomar, em 2011.

Código QR do URL: http://vart.pt/resende-julio/

http://vart.pt/resende-julio/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.