POSSOZ, MILLY (1888-1967)

Nome Completo: Emília Possoz

Dados biográficos: Filha de pais belgas, nasceu nas Caldas da Rainha, em 1888. Em Lisboa, frequenta a escola Alemã e o atelier da pintora Emília Braga.
Entre 1904/09, estuda em Paris, Holanda, Bélgica e Alemanha.
Desde 1909 e até 18, participou, sempre, nos Salões da S.N.B.A, mas também, nos “Humoristas”, (13), nos “Salões de Outono”, (25 e 26), nos “Independentes”, (30 e 31) e nos Salões do Secretariado de Propaganda Nacional/Secretariado Nacional de Informação, de 39 até 62.
“...desde 21, várias exposições individuais, …se realizavam em pequenas salas, perto do Chiado, da ...Ilustração Portuguesa e do fotógrafo Bobone. Nelas se viram A. Soares, E. Viana, A. Rey-Colaço, G. Filipe, Milly Possoz,... Sarah Afonso…(entre outros).”, in, Panorama da Arte Portuguesa no Séc.XX, edição de Serralves.
De 22 a 37, fixa-se em Paris. Trabalha com o grupo da “Jeune Gravure Contemporaine”. Na Exposição de Paris, (37), recebe uma medalha de ouro.
“Uma carreira linear definida nos anos 20....Os interiores, pintados (antes), com certo realismo, cederam lugar a uma (obra), onde os valores feéricos se foram acentuando, com uma liberdade de gosto imediatamente feminino e algo precioso, nas suas figuras de meninas, gatos, janelas floridas e paisagens de uma Sintra estilizada, em cores de rosa e azuis luminosos...” J.-A. França, in, A Arte em Potugal no Séc. XX.
“Apesar da sua vasta obra de pintura, desenho, ilustração e gravura, foi com o programa decorativo do Livro de 2ª Classe, de 58, que ficou conhecida pelo público em geral.” in Matriznet, Inst.dos Museus e Conservação.
Morreu em Sintra, em 1967.

Código QR do URL: http://vart.pt/possoz-milly/

http://vart.pt/possoz-milly/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.