PORTO, SILVA (1850-1893)

Nome Completo: António Carvalho da Silva Porto

Dados biográficos: Nasceu no Porto em 1850.
Frequentou a Academia de Belas-Artes do Porto de 1865 a 73.
Em 1873, com uma bolsa, frequentou a École de Beaux Arts, e foi discípulo de Cabanel, Daubigny e outros . Com Marques de Oliveira, entre 1873/79, viajou por Itália, França, Bélgica, Holanda e Inglaterra.
“…alguns jovens pintores partiram para Paris como bolseiros do estado. Interessaram-se pelo naturalismo, mas não pelo impressionismo que então surgia. Também não lhes interessou o realismo.”Rui Mário Gonçalves, in A arte portuguesa do séc. XX.
Em 1879, por morte de Tomás da Anunciação, foi convidado a leccionar a cadeira de Paisagem na Academia de Belas Artes de Lisboa.
Silva Porto, era, aos 29 anos, admirado como um mestre e a sua obra, (paisagens e costumes), marca o início do Naturalismo em Portugal.
À sua volta, formou-se o "Grupo do Leão", que lutou contra os esquemas românticos e académicos na arte. Procurou uma nova aceitação da natureza, tomada como modelo, através da observação directa. Constituído por Silva Porto, Columbano, Rafael Bordalo Pinheiro, Malhoa, Cristino da Silva, entre outros, o grupo, que se reunia na cervejaria “Leão d’Ouro”, sem estatutos nem regras, promoveu exposições (1881 a 1889), e esteve na génese da futura Sociedade Nacional de Belas Artes.
Ramalho Ortigão, que apelidava Silva Porto de “o Garrett da pintura portuguesa”, escreveu sobre a sua obra:
“A atmosfera respira-se.(...) Sobe a seiva nas árvores. Zumbem os insectos, gorjeiam pássaros, marulham águas, (...) e canta gloriosamente a luz”.
Morreu em Lisboa, em 1893, com 43 anos.

Código QR do URL: http://vart.pt/porto-silva/

http://vart.pt/porto-silva/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.