PENICHEIRO, JOSÉ (1921)

Dados biográficos: Nasceu em 1921,perto de Tábua. Viveu a sua juventude na Figueira da Foz.
Partiu da caricactura e da ilustração, colaborando em jornais do Porto e Lisboa assim como em, jornais regionais.O “Primeiro de Janeiro”, “A Bola”, “Os Ridículos”, “O Sempre Fixe” e “A Bomba”, são algumas dessas publicações.
“Criador duma expressão plástica original, que denomina, Caricatura em Volume, iniciou o seu ciclo de exposições nesta modalidade, a partir de 1948.”in, semanário A Guarda, 22/6/2006 Entre 58 e 68, viajou pela Europa,( Madrid, Paris, Zurique, Munique), visitando museus e galerias.
Fez publicidade, projectos de stands e pavilhões de feiras e exposições, no país e no estrangeiro.
Em 71, fundou, com Arlindo Vicente, Cândido Teles, Carlos Coelho, Clara Menéres, Jorge Trindade, Vic, (e outros), o Círculo Experimental dos Artistas Plásticos de Aveiro, AVEIROARTE.
No final dos anos 70, regressou à região centro e dedicou-se exclusivamente à pintura.
“ É ainda autor de painéis e murais, dispersos pelo país.” in, O Figueirense, 13/10/2006
“…liberto de academicismo …proporciona em cada composição uma linguagem própria, sublimada na gramática estilística que o enobrece…”. Evelina Coelho, in semanário A Guarda, id.
Distiguido, por diversas vezes, com prémios, na Figueira da Foz, Tàbua, Cartoon/Amadora 99, tem ainda no CAE, (Centro de Artes e Espectáculos, Figueira), uma sala de exposições com o seu nome.

Código QR do URL: http://vart.pt/penicheiro-jose/

http://vart.pt/penicheiro-jose/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.