NUNES, EMÉRICO HARTWICH (1888-1965)

Nome Completo: Emérico Hartwich Jacinto Nunes

Dados biográficos: Nasce em Lisboa, em 1888, filho de pai português e mãe alemã.
O pai, a contra gosto, inscreve-o na Escola de Belas Artes de Lisboa.
Em 1906, aconselhado por Malhoa, parte para Paris. Frequenta a Académie Julien, a École des Beaux-Arts, e academias de Montparnasse. Trabalha em caricatura e pinta paisagens.
Em 1910, viaja por Inglaterra, Holanda e Bélgica, com E. Viana, F. Smith e M. Bentes.
Em 1911, participa, na “Exposição dos Livres”, organizada, em Lisboa, por Bentes “...para mostrar o que resultara da ... fuga aos dogmas do ensino em Portugal..” in, Panorama da Arte Portuguesa no Séc XX, ed.Serralves.
Ainda em 1911, parte para Munique. Estuda na Kunstakademie. Trabalha com a editora Meggendorfer Blätter até 26.
Entre 14 e 18, trabalha em Zurique.
Em 18, regressa a Portugal, mas não tem trabalho. A par dos desenhos nos jornais e revistas, vai pintando retratos ou arte sacra, para sobreviver.
Artista dividido entre duas pátrias, Portugal/Alemanha, em tempos especialmente conturbados, produziu uma obra, onde,”... ambos os espaços mentais assomam nas duas artes que praticou: o desenho humorístico e a pintura.” (CAM)
"...a vastíssima obra de Emmérico Nunes, que, para além (dos) desenhos humorísticos publicados em periódicos alemães, suíços, holandeses, espanhóis e portugueses, inclui ampla e interessante produção de pintura, ... e cuja qualidade ... foi, do ponto de vista de outros pintores..., sempre superior ao desenho humorístico." (id)
Morreu em Sines, onde residia, em 1968.

Código QR do URL: http://vart.pt/nunes-emerico-hartwich/

http://vart.pt/nunes-emerico-hartwich/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.