NOGUEIRA, ROLANDO SÁ (1921-2002)

Nome Completo: Rolando Augusto Bebiano Vitorino Dantas Pereira de Sá Nogueira

Dados biográficos: Nasceu em Lisboa, em 1921.
Frequentou arquitectura e pintura na ESBAL. Começou a expor ,em 48, nas Exposições Gerais de Artes Plásticas da SNBA. Em 1950 acaba o curso de pintura. Frequentou as tertúlias da época e o atelier do arquitecto Frederico George, enquanto praticava boxe Amador.
Próximo das preocupações sociais dos neo-realistas, Sá Nogueira "...é um dos 1ºs a acrescentar à temática destes ... um sentido intimista no registo das acções quotidianas dos pequeno-burgueses. Uma grande ternura pelo homem comum manifesta-se (…) nas lições cromáticas aprendidas em Bonnard para servir aquele sentido intimista“ Rui Mário Gonçalves, in “100 Pintores Portugueses no Séc. XX”.
Nos anos 50 trabalhou para o arquitecto Conceição e Silva em projectos decorativos. Criou também figurinos e cenários de teatro, com Jacinto Ramos, trabalha ainda na Cooperativa dos Gravadores Portugueses, de que foi co-fundador. Os anos 62/64, em Londres, bolseiro da Gulbenkian a frequentar a Slade School, vão determinar-lhe, mudanças de rumo. Influenciado pela Pop Art, utilizou colagens, e a fotografia impressionada sobre tela, em séries dedicadas a temas eróticos e/ou de intenção política, nomeadamente sobre a guerra colonial. Em 65, em Portugal, ensina desenho, no curso de Formação Artística da SNBA, onde se revelou um notável professor e onde deu aulas por mais de vinte anos. Em 1977, foi professor na ESBAP, e noutras escolas de Lisboa e Porto.
Morreu em Lisboa, em 2002.

Código QR do URL: http://vart.pt/nogueira-rolando-sa/

http://vart.pt/nogueira-rolando-sa/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.