LURÇAT, JEAN (1892-1966)

Dados biográficos: Nasceu em 1892, em Bruyères. Estudou medicina, e, a sua formação artística, começou em Nancy. Em 1912, em Paris, frequenta por pouco tempo, as Belas Artes e a academia Colarossi. Funda a revista “les Feilles de Mai”, e colabora, entre outros, com Rilke.
Foi mobilizado para guerra de 14/18. Porque havia escrito vários artigos pacifistas, esteve preso por algum tempo, e depois, ferido, foi dispensado em 1917.
Entre 19 e 28, viaja pela Europa, Norte de África, EUA e Ásia Menor.
Depois de 1920, paralelamente ao seu trabalho na pintura, cerâmica e exposições, interessa-se pela tapeçaria, onde, com meios artesanais, procura, novos caminhos, que ajudassem à recriação desta arte/indústria ancestral.
“A sua linguagem plástica, desenvolveu-se simultaneamente, (na pintura, cerâmica) e na tapeçaria, onde, excepcional renovador, elevou esta técnica, ao nível de arte autónoma” Lydia Harambourg, in L’École de Paris,1945-1965, Dictionnaire des Peintres.
Em 38, colabora com a fábrica de Aubusson. “Lurçat visava vestir as modernas paredes de betão, com tapeçarias decorativas...(adaptando) este meio de expressão medieval às concepções plásticas e poéticas actuais” Benezit, in Dictionnaire dês Peintres, Sculpteurs, Dessinateurs et Graveurs.
Em 40, vai para Aubusson, com Gromaire e Dubreil, para reorganizar a indústria. Em 45, com a Associação dos Pintores de Cartões de Tapeçaria, a indústria cresceu e o seu trabalho foi sendo cada vez mais apreciado. Dos cubistas e surrealistas, conservou sempre, a sua imagética, como fonte de inspiração.
Morreu em Saint-Paul-de-Vence, em 1966.

Código QR do URL: http://vart.pt/lurcat-jean/

http://vart.pt/lurcat-jean/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.