LÜPERTZ (1941)

Nome Completo: Markus Lupertz

Dados biográficos: Nasceu em 1941, na Checoslováquia. Criança, foge com a família para a Alemanha. A partir de 56, frequenta a Escola de Artes Aplicadas em Krefeld, e é aluno de L. Goossens. Trabalha, um ano, numa mina e na construção de estradas, para continuar a sua formação, na Academia Nacional de Belas Artes, de Dusseldorf, até 61.
Em 62, já em Berlim, (dividida pelo Muro,61/89), estuda História da Arte Europeia, Cultura Clássica e Picasso.
Em 66 practicou "...o que chamou, Pintura Ditirambica, como referência ao Ditirambo, celebração, em honra de Dionísio, que promovia a fusão do Homem, (através do canto, dança, embriaguez), com a Natureza... De 65 a 70, as suas pinturas (partem, dos) mais neutros dos objectos, sempre em grandes planos, ou detalhes,(ex: campo de espargos)... simplesmente suportes, de um estudo formal aumentado, como no microscópio” E. Benezit, in Dictionnaire des Peintres, Sculpteurs, Dessinateurs et Graveurs.
“...em 80, volta à figura, aos grupos, na pintura, e escultura que agora pratica. (O suporte) passa pela antiguidade grega, a arte negra, o classicismo do séc.XVII, o cubismo, o surrealismo, e mesmo Pollock.(...)
Lupertz...inscreveu-se nos anos sessenta...contra todos os movimentos da época, Arte Conceptual, Arte Pobre ... contra as repetições Abstractas, a esterilização do Minimalismo americano, ...também os infantilismos da PopArt europeia. Com um regresso às fontes do Expressionismo alemão, imediatamente anterior ao nazismo, Lupertz, e outros Neo-Expressionistas, testemunham uma identidade nacional reencontrada...” Benezit (id).
vive em Berlim.

Código QR do URL: http://vart.pt/lupertz/

http://vart.pt/lupertz/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.