LINDSTROM, BENGT (1925-2008)

Nome Completo: Bengt Karl Erik Lindstrom

Dados biográficos: Nasceu na Suécia, (Storjokapell), em 1925. Em 44, tem aulas, na escola de Arte de Estocolmo, com Isaac Grunwald, antigo aluno de Matisse. Em 1945,frequenta as Belas Artes em Copenhague e entre 46/47, o Instituto de Arte de Chicago, até se fixar, em 47, em Paris, onde trabalha nos ateliers de Fernand Léger e André Lhote.
Por volta de 53, relaciona-se com Bogart, Marfaing, Pouget e mais tarde com Cobra Asger Jorn de quem receberá influências.
“Tendo descoberto em1946, as gravuras de Chagall e os primeiros Papas de Bacon realiza as sua primeiras litografias : Méditation et le Modèle étendu , técnica que retomará dez anos mais tarde. Depois do seu período abstracto/orgânico, dos anos 50, volta à figuração (…) inspirada na mitologia do Grande Norte. (…) em obras de grandes dimensões, com tintas espessas e cores violentas (vermelho, verde, amarelo), a partir directamente do tubo, encontra uma síntese entre a abstracção informal e o expressionismo nórdico…” E.Benezit, in Dictionnaire des Peintres, Sculpteurs, Dessinateurs et Graveurs.
Desde 1951, que participou em inúmeras exposições pela Europa , E.U. A. , Japão e América do Sul.
Durante muitos anos, viveu entre a França, no inverno, e a Suécia, no verão.
Morreu em 2008, na Suécia, (Njurunda).

Código QR do URL: http://vart.pt/lindstrom-bengt/

http://vart.pt/lindstrom-bengt/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.