LAPA, QUERUBIM (1925)

Nome Completo: Querubim Lapa de Almeida

Dados biográficos: Nasceu em Portimão em 1925. Em 40, na Exposição do Mundo Português, fascina-se com as possibilidades, da Arte, aí desenvolvida, nas várias disciplinas.
Em 41,começa a receber aulas do pintor Trindade Chagas e a partir de 42 estuda na Escola António Arroio. Entre 47 e 53, frequenta e conclui o curso de Escultura na Escola de Belas Artes de Lisboa, ainda que em 1950, tenha frequentado na ESBAP,as aulas do escultor Barata Feyo.
Começa a leccionar a disciplina de Desenho no ensino secundário e também, a partir de 54, a trabalhar como ceramista na Fábrica de Ceramica da Viúva Lamego. Inicia a colaboração com diversos arquitectos.
“Um espírito moderno, associado a uma arquitectura funcionalista internacional, surge cerca de 1950, sendo aqui central Maria Keil, autora, entre 1959 e 1972, dos revestimentos das primeiras estações do Metropolitano de Lisboa.
No mesmo período afirma-se uma geração de ceramistas modernos como Manuel Cargaleiro, Querubim Lapa, Cecília de Sousa, Manuela Madureira, activos em Lisboa, e Júlio Resende no Porto.”
In Museu Nacional do Azulejo.
“É o artista com mais obras em espaços públicos do país e nenhuma cidade tem tantas como a capital. Nome crucial do nosso modernismo, tem 84 anos e continua activo e a repensar a cidade.”Luís Maio,in Fugas, Jornal Público 13/02/2010 Continua a viver e trabalhar em Lisboa.

Código QR do URL: http://vart.pt/lapa-querubim/

http://vart.pt/lapa-querubim/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.