LAM, WILFRED (1902-1982)

Nome Completo: Wifredo Oscar de la Conception Lam y Castilla

Dados biográficos: Nasceu em 1902, em Cuba. De 20 a 23, estuda nas Belas Artes, em Havana. Entre 24 e 38 trabalha em Madrid, depois Barcelona.
“... descobre no ...Prado, o fantástico e o imaginário, (em) Durer, Bosch e Brueghel, através dos quais (...) toma consciência dos recursos expressivos, formais e de cor, da vegetação tropical e em geral, da vida, no seu país de origem.” E.Benezit,in Dictionnaire des Peintres, Sculpteurs, Dessinateurs et Graveurs.
A obra de Greco e Goya, da arte medieval Espanhola, e a descoberta da arte africana, ajudaram Lam, a desenvolver uma linguagem própria.
Em 1931, Lam, já com mulher e filho, assiste à morte de ambos, tuberculosos.
Em 38, chega a Paris onde Picasso, seu grande amigo, o introduz no círculo dos surrealistas (André Breton e Max Ernest, e outros).
Em 41, regressa a Cuba, com Breton, André Mason e Lévi-Strauss. Em 47, está no Haiti, de 47 a 51, de novo, em Cuba. Em Havana, em 42/43, pintou a primeira série, de obras marcantes, entre as quais está, a “Selva”, hoje, no MOMA, de NY.
Constrói a sua obra, percorrendo o mundo: Nova Iorque, Venezuela, México, Suécia, Itália, Chicago e Paris. Envolve-se com Fidel, patrocinando, com o seu prestígio internacional a Revolução Cubana.
Praticou também, o desenho, gravura, escultura, cerâmica e realizou murais, sempre num registo surrealista.
“Como todos os mundos verdadeiros, (o de Lam), é composto de contrários, de beleza/horror, de erotismo/morte, de evidência e magia. Ao querer decifrar demais, esta floresta de símbolos, passar-lhe-emos ao lado.” Benezit,(id).
Morreu em 1982, em Paris.

Código QR do URL: http://vart.pt/lam-wilfred/

http://vart.pt/lam-wilfred/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.