KEIL, MARIA (1914-2012)

Nome Completo: Maria da Silva Pires Keil do Amaral

Dados biográficos: Nasceu em Silves, em 1914. Estudou pintura na ESBAL, e foi aluna de V. Salgado. Mas foi fora da escola, que aprendeu tudo.
“… pintores, gráficos. Era um mundo aberto. Íamos ali para a Brasileira ... o Manta, o D. Macedo,… Ali é que se aprendia. E tratavam-me bem.” R. Pimenta, in, Público, Maria Keil: Artista ou operária.
Em 1937 e 39 e 40, participa em exposições, em Paris, Lisboa e na Exposição do Mundo Português. Nessa década, realizou murais, mobiliário, cenários e figurinos, cartões para tapeçarias e ilustrações.
Em 41, recebeu o Prémio Souza-Cardoso pelo seu “Auto-Retrato”.
Participou em 46,na a I Exposição Geral que reunia “velhos e novos… A crítica foi geralmente favorável, … (mas) o MUD, movimento de unidade democrática,..., era o responsável anónimo pela Exposição – do que nem todos...estavam ao corrente, …”J.-A.França, in, A Arte em Portugal no Séc. XX.
Já na II Exp.,(47), a polícia, logo “ ... apreendeu 6 quadros, de Pomar, Arco, Av. Cunhal, M. Keil, N.Tavares e Pavia.”J.-A.França,id.
Na década de 50, com uma bolsa da Gulbenkian, estudou ilustração, para crianças.
Nos anos 50/60, dedicou-se ao azulejo, e realizou, gratuitamente, os painéis de todas as estações do Metro de Lisboa.
“Arte menor, ofício… penso que fiz o que devia ter feito,... - semear brilho, cor e qualidade pelas paredes.(…) Reviveram-se técnicas perdidas.(...) Foi lindo e perigoso.” M. Botelho, in, 80 Artistas em Portugal.
Em 2009,a convite de T. Henriques, renova a estação de S. Sebastião, para a qual fizera os 1ºs painéis, em 59.
Morreu em 2012, em Lisboa.

Código QR do URL: http://vart.pt/keil-maria/

http://vart.pt/keil-maria/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.