INVERNO, ANTÓNIO (1946)

Dados biográficos: Nasceu em Monsaraz,em 1944. Vem para Lisboa em 56. De 58 a 64, frequenta a Escola António Arroio, onde faz o curso de gravador litógrafo, recebendo aulas de Roberto Araújo, Manuel Lima, e outros.
Trabalha na Fábrica da Viúva Lamego, com Jorge Barradas.
Em 66, como todos os jovens dessa época, foi mobilizado e segue para a Guiné. Em 68, regressado de África, trabalha com Rogério Ribeiro, Mário Rafael e colabora na decoração interior do recente edifício da Gulbenkian.
Entre 69 e 71, trabalha com Tom, (como gráfico), colabora com a Seara Nova,(promovendo serigrafias de autores portugueses) e trabalha no seu estúdio, em maquetas para todo o tipo de publicações.
Em 72, cria um atelier, exclusivamente dedicado à serigrafia. Colabora, com Pomar, Vespeira, Espiga Pinto, Nery, Vieira da Silva, Cargaleiro, etc.
Em 73, é co-fundador do A.R.C.O., onde continua a sua carreira de serígrafo e onde até 1990, deu formação aos novos, nomeadamente aos bolseiros da Gulbenkian.
A sua actividade artística, conviveu sempre, com a vontade de ajudar na formação e na promoção da arte, no espaço lusófono.
“Desenhista compulsivo,…, pintor auto-exigente,… cuja percepção e sensibilidade se evidenciam na sua obra, A. Inverno é,… , para além de um notável artista plástico, com obra própria e representativa, um divulgador generoso da obra de inúmeros autores de nomeada e jovens revelações das gerações de 50 a 90, superando lacunas e acrescentando pesquisa e inovação experimental à sua formação original de Gravador Litógrafo, adquirida na Escola António Arroyo “ José L. Ferreira, Caramulo, 2008.

Código QR do URL: http://vart.pt/inverno-antonio/

http://vart.pt/inverno-antonio/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.