FILIPE, RUI (1928-1997)

Nome Completo: Rui Filipe Forjaz Cândido de Figuiredo

Dados biográficos: Nasceu na cidade da Beira, em Moçambique, em 1928. Aí estudou com Frederico Ayres.
Em 1946, em Lisboa, tem aulas com Domingos Rebelo e depois, no Porto, é aluno de Dórdio Gomes.
Porque sente necessidade de alargar horizontes, parte para Madrid, em 48, onde é discípulo de Vasquez Diaz ,até 51, tendo como colegas R. Conogar e Cristino de Vera. Entre 1952 e 53, frequenta La Grande Chaumière, em Paris e depois, em 58/59, tem aulas com R. Butler, no curso de escultura da Slade School, em Londres.
“Desde os anos 50, patenteou uma qualidade plástica notável, em composições figurativas de boa simplificação de planos, que muito deveram a Vasquez Diaz, de quem recebeu lições em Madrid, depois de se ter iniciado com Dórdio.”J.-A. França, in "A Arte em Portugal no Séc. XX".
Em 53, foi um dos 24 escolhidos , para o Salão da Jovem Pintura, promovido, pela Galeria de Março, iniciativa única por esse tempo e que, “...foi uma bóia de salvação que se lançou aos novos pintores Portugueses.”Botelho, Diário Popular de 29/9/53,citado por J.-A. França, in "A arte em Portugal no Séc. XX".
O júri, desta mostra, que incluía Almada, Botelho, J.-A. França, Chicó e Diogo Macedo, devia, além de escolher o premiado, conferir a esta selecção um selo de qualidade. Por isso, vemos aparecer entre os escolhidos com Rui Filipe, nomes como os de Hogan, Charrua, Calvet, Skapinakis, Cargaleiro, Siqueira e outros dezassete, que deixariam a sua marca no futuro.
De 60 a 80, a par da sua arte, trabalha como gráfico em publicidade e a partir de 82, dedicou-se em exclusivo à pintura.
Morreu em 1997.

Código QR do URL: http://vart.pt/filipe-rui/

http://vart.pt/filipe-rui/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.