FARIA, ESTRELA (1910-1976)

Nome Completo: Estrela da Liberdade Alves Faria

Dados biográficos: Nasceu em Évora, em 1910. Em Lisboa, frequentou a ESBAL, onde teve aulas com Veloso Salgado.
Participa em diversas exposições quer em Portugal quer no estrangeiro e em 37, recebe a Medalha de Ouro,na Exposição Internacional, de Paris. Em 38, ganha uma bolsa para Paris.
O seu trabalho desenvolve-se na area da pintura,ilustração,desenho e mural.
Através da política de apoio á arte moderna, desenvolvida por António Ferro, participa, com muitos outros artistas modernos, em eventos no estrangeiro,(Paris, Nova Iorque, S. Francisco), e no país, entre os quais, a Exposição do Mundo Português (40),a I Exposição de Montras (Lx,40), projectos de decoração para o Círculo Eça de Queirós (43), tambem murais para o Museu de Arte Popular (48), assim como, cenários e figurinos para bailados do grupo Verde Gaio.
O antigo Cinema Alvalade,(53), projectado pelo arquitecto Lima Franco, tinha no seu interior “uma das obras mais importantes da pintora Estrela Faria…” - Alexandre Pomar.
Esse mural, durante muitos anos tapado, quando da ocupação desse edifício pela IURD, foi recuperado,(pela K4), quando da reconstrução do edifício, e pode ser visto no actual cinema City Classic, inaugurado em 2008.
“… Mas certamente a melhor obra decorativa de Estrela Faria encontra-se na sede do Banco de Moçambique, antigo BNU, em Maputo, e ocupa o poço das escadas numa intervenção não-figurativa em pastilha multicolorida” IMC
Morreu em Lisboa, em 1976.

Código QR do URL: http://vart.pt/faria-estrela/

http://vart.pt/faria-estrela/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.