
4.Álvaro de Brée
Temática: «Três Musas» Técnica: Baixo-relevo Data: 1957
Composição escultórica incorporando três Musas: Clio, Érato e Calíope (…) Das totais nove Musas, filhas de Zeus e de Mnemósine, o escultor representou três, que dizem respeito às disciplinas leccionadas na Faculdade de Letras. Clio invoca a História, escrevendo sentada; Érato preside, com a sua lira, à Poesia Lírica, particularmente à de temática amorosa; Calíope, «a primeira de todas em dignidade», representa a Eloquência e a Poesia Heroica, segurando uma folha. As figuras, estáticas e algo rígidas em tratamento, são similares no que toca aos semblantes, com que decalcados e aspirando a um modelo ideal de beleza; também os cabelos, entrançados, e as longas vestes, se afiguram idênticos. Estão identificadas pelo nome em legenda. Reforçam o cunho classicista, elementos como um coluna jónica na qual se senta Clio, e uma estrutura arquitectónica estilizada, com arco de volta perfeita.( 1 ).

O baixo relevo das comemorações dos 100 anos da faculdade de letras foi realizado pela FBA – Empresa de Design Gráfico. Ver link externo

5. Leopoldo de Almeida
Temática: «Apolo Cavalgando Pégaso, Presidindo ao Conselho das Musas» Técnica: Baixo-relevo Data: Encomenda datada de 1957
No topo do corpo de aulas colocou-se um baixo-relevo idealizado por Leopoldo de Almeida (1898-1975), na mesma inspiração clássica, porém plasticamente bem mais vigoroso e pujante do que o exemplo anterior – as figuras diferenciam-se não só pela evidência de movimento e vivacidade, mas também pela mestria do escultor, capaz de criar peças realistas e texturadas, mesmo que idealizadas em tal material. (…) Professor da ESBAL e defensor de uma formação segundo os cânones clássicos, Leopoldo de Almeida concebeu um baixo-relevo equilibrado, consentâneo com essa filiação, no tocante ao tratamento das figuras e, naturalmente, à temática. A musculatura acentuada e os rostos confirmam-nos, embora se note o acrescento das vestes, em relação à maqueta, ocultando os corpos nus. Apolo, monta o alado Pégaso , acompanhado de duas das nove Musas, Clio e Poliminia. Clio , Musa da História, apenas segura na capa, onde foi incluída a legenda que a identifica, sendo que atrás de Polímnia se desvenda uma lira, símbolo característico desta Musa à qual se atribui a invenção deste instrumento e a descoberta da agricultura ( 4 )) Na senda da homenagem ao saber, esta obra aplica-se à glorificação do estudo e da persistência nesta actividade, como meio de inspiração para o desenvolvimento da actividade intelectual, aspiração elevada de docentes e discentes.( 1 ).

6. Martins Correia
Temática: D. Pedro V Técnica: Escultura em mármore branco sobre plinto de liós bujardado (igualmente empregues no banco que a cerca). Data: 1960
Ainda no pátio exterior, ao centro, ergue-se uma estátua executada em mármore branco (…) uma homenagem ao fundador do Curso Superior de Letras, D. Pedro V (1837-1861).(…) Algo que não nos foi possível documentar, terá despoletado a realização da peça em mármore, e não em bronze, material que o escultor priveligiava nesta altura da sua carreira pública ( 2 ) e que viria a ser utilizado na estátua de Álvaro Pais que criou para a faculdade de Direito, décadas depois.( 1 )

(…) escultura digna, de grandes dimensões, algo estilizada com a sua face serena e olhar indefinido; sobre a roupa, enverga uma capa com brocado de arminho, segurando um documento certamente referente à fundação do Curso Superior de Letras. Pormenores no vestuário e no corpo, e o tratamento de pedra lavrada conferindo realistas e diversas texturas à peça, são dignos de menção nesta obra de evidente cunho panegírico. Uma peça conforme ao espírito da encomenda, deixando transparecer algum sentido lírico característico deste artista-poeta( 1 ).
D. Pedro V - Dados Biográficos
D. Pedro V, filho mais velho de D. Maria II, cujo reinado foi assaz e breve embora muito empenhado na intervenção social, figura na qualidade de monarca e instituidor do Curso Superior de Letras, que financiou com um donativo proveniente das suas dotações pessoais, no valor de 91.250 $00 ( 1 )
(Esta) «foi a última grande escola de nível universitário fundada no século XIX foi o chamado Curso Superior de Letras, que abriu as suas portas em 1861, e conheceu planos de estudos sucessivamente melhorados e ampliados. Destinava-se ao ensino da história, da literatura e da filosofia.( 2 )
Bibliografia
- 1. Os textos descritivos deste trabalho são citações ou adaptações do livro “A cidade do Saber – O património artístico nos edifícios de Pardal Monteiro para a Cidade Universitária de Lisboa (1934-1961)” de Ana Mehnert Pascoal, 1ª edição Março de 2012, Universidade de Lisboa. Agradecemos à autora a generosa autorização para os incluirmos neste trabalho;
- 2. «História de Portugal», A. H. de Oliveira Marques, Março de 1986,Palas Editores, Lisboa
- 3. «Diconário de Escultura Portuguesa», Lisboa, Editorial Caminho, 2005, pag. 63
- 4. «Musas, Dicionário de Mitologia Grega e Romana», 4ª edição, Algés, Difel, 2004, pag.320