DELAUNAY, SÓNIA (1885-1979)

Nome Completo: Sarah Stern, depois Sónia Terk (Uhde) Delaunay

Dados biográficos: Nasceu na Ucrânia, em 1885. Os pais, judeus pobres, de apelido Stern, enviam-na, com 5 anos, para um tio materno, advogado bem sucedido de S. Petersburgo, de apelido Terk, com quem é criada e cujo nome adopta.
Em 1903/5, estuda na academia de Arte, em Karlsruhe, e descobre o Expressionismo Alemão. Em 1905, em Paris, estuda na academia La Palette e conhece Ozenfant e Segonzac. Fascina-se com Van Gohg, Gauguin e Matisse.
Em 1908, porque a família insistia no regresso à Rússia, Sónia casa-se por conveniência com Wilhelm Uhde, crítico de arte alemão e galerista em Paris, que lhe realizara a 1ª exposição.
Em 1909, conhece Robert Delaunay, com quem casa em 10. Em 11, nasce Charles, filho de ambos. Esta parceria afectiva/ estética, continuou após a morte de Robert, (41). Sónia, procurou, sempre, até morrer, promover/preservar a obra do companheiro.
A pesquisa conjunta levou “os Delaunay”, a desenvolver o que chamaram de Simultaneísmo, ”...composições dinâmicas de luz, constituídas por blocos geométricos de cor, supostamente registados, de forma simultânea.” Uta Grosenick, in Mulheres Artistas nos sécs. XX e XXI, Taschen.
Em 15 e 16, moraram em Vila do Conde, convivendo intensamente com E.Viana, Amadeo, Almada e Eloy. A luz, as cores do artesanato e das roupas do povo, trouxeram-lhe imensos motivos de estudo e inspiração.
Por se ter dedicado, além da pintura, às chamadas artes menores (design, publicidade, moda, acessórios) onde practicou as teorias que defendia (forma, luz e cor), só tardiamente (50) foi reconhecida.
Morreu em Paris, em 79, com prestígio mundial.

Código QR do URL: http://vart.pt/delaunay-sonia/

http://vart.pt/delaunay-sonia/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.