CHICHORRO, ROBERTO (1941)

Nome Completo: Roberto Carneiro de Alcáçovas de Sousa Chichorro

Dados biográficos: Nasceu em Lourenço Marques, em 1941.
Vindo de uma família operária, frequenta a escola do bairro onde nasceu e onde descobre ser o desenho o que mais o entusiasma. O sonho de frequentar em Lisboa o curso de Arquitectura, revela-se impossível. Opta pela escola Industrial e conclui o curso aos 17 anos.
Em 61,depois de vários empregos, ligados à construção civil e ao desenho de arquitectura, foi incorporado no exército português. Nesta altura conhece o jornalista/escritor Augusto C. Simões, que o incentiva a participar em exposições e mostrar os seus trabalhos.
Em 71, por insistência do irmão e da mãe, parte para Lisboa, onde continua a trabalhar, até que, em 80, passa a dedicar-se em exclusivo à arte.
Em 82/83, bolseiro do governo espanhol, vai para o Taller Azul, Madrid, onde trabalha com Óscar Manezzi.
Em 85, volta brevemente a Moçambique, porque em 86, recebe outra bolsa, agora portuguesa, e regressa a Lisboa.
Inicia uma longa amizade com António Inverno, como ele, pintor e gravador e porque entretanto, organizara a sua vida, em Portugal, aqui continua a viver e trabalhar. Na sua obra, porém, as raízes de África são evidentes.
“Cores fortes, estridentes, que são as que permitem toda uma fantasia sem limites...” Margarida Botelho,in 80 Artistas Portugueses.
“...Chichorro vai percorrendo com serenidade, o seu próprio caminho. Tem do lado dele o tesouro imenso das referências de menino: os brinquedos de lata e de arame, as gaiolas, os pássaros, os piões, os paus de fisga e os risos pretos feitos nos muros dos brancos” A. Bacalhau, citado por M. Botelho, id.

Código QR do URL: http://vart.pt/chichorro-roberto/

http://vart.pt/chichorro-roberto/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.