CASTRO, LURDES DE (1930)

Nome Completo: Maria de Lourdes Bettencourt de Castro

Dados biográficos: Nasceu no Funchal, em 1930. De 50 a 56, estuda na ESBAL.
Em 55/56, partilha, com Gonçalo Duarte, René Bértholo, João Vieira, Escada e Costa Pinheiro, um estúdio, por cima do café Gelo, no Rossio e começa a expor, na Galeria Pórtico.
Em 57, parte com Bértholo, para Munique onde se encontra com Gonçalo Duarte e Costa Pinheiro, que por lá ficam. Lourdes e Bértholo, com bolsas da Gulbenkian, (58), fixam-se em Paris.
De 58 até 63, no Grupo KWY, em Paris, com os amigos de sempre, e também Christo Javacheff, e Jan Voss, promovem exposições e publicam uma revista com o mesmo nome.
Depois de 61, realiza montagens, "com objectos utilitários do quotidiano, pintando-os uniformemente com tinta de alumínio ... (Depois), experimenta colocá-los directamente sobre tela pré-sensibilizada, obtendo assim em serigrafia as suas primeiras “sombras projectadas” (62) ...sua imagem de marca.(...) a partir de 64, recorta (as sombras) em placas de plexiglass colorido, jogando com a sua sobreposição ou gerando efeitos de transparência e opacidade (...). A partir de 68, ... começa a bordar o contorno de figuras deitadas em lençóis, adaptando a sua pesquisa (ao artesanato) da Madeira. Em 1972, realiza ...o Grande Herbário de Sombras, registo das sombras de cem espécies botânicas da sua ilha..., tomadas directamente ao sol sobre folhas papel heliográfico... Nos anos seguintes, ...irá ...criar espectáculos de teatro de sombras,... com Manuel Zimbro,... (que se inspiravam) na tradição milenar chinesa, no happening e nos primórdios do cinema." - Instituto Camões
Regressou, em 83, à Madeira.

Código QR do URL: http://vart.pt/castro-lurdes-de/

http://vart.pt/castro-lurdes-de/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.