CARNEIRO, ALBERTO (1937)

Nome Completo: Alberto de Almeida Carneiro

Dados biográficos: Nasceu em S. Mamede de Coronado, Trofa, em 1937. Em 47, começa a trabalhar numa oficina de santeiro, onde fica 11 anos.
Fez o secundário no curso nocturno da Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, no Porto e na António Arroio, em Lisboa.
De 61 a 67,de volta ao Porto, frequenta a ESBAP, onde faz o curso de escultura.
Começa em 63, a mostrar os seus trabalhos e em 67,expõe individualmente, na escola.
“As suas primeiras obras são marcadas pela talha directa em madeira, processo decorrente das técnicas artesanais populares com o qual se encontrava familiarizado desde a infância“, in Matriznet,Instuto dos Museus e Conservação.
Entre 68 e 70, frequenta a S. Martin’s School of Art, em Londres, onde é aluno de Anthony Caro e de Philip King.
“A partir de 1968 Carneiro começa a (trabalhar) num campo de manifestação de Land Art, (partindo) das ideias de “natureza” e “corpo” … na medida em que estas surgem como condição do humano na relação ética e estética com o mundo que habita.”,(id)
Foi bolseiro da Gulbenkian, em 75 e 76.
“Nos anos de 1980 ... viaja por Marrocos, Turquia, Grécia, Bulgária e Jugoslávia realizando esculturas e desenhos em que explora os espaços vazios como algo dinâmico… “,In Matriznet,I.M.C.
Além da prática da escultura, dedicou-se ao ensino, como professor na ESBAP, na Escola de Arquitectura do Porto e director artístico e pedagógico no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra. Escreveu ainda sobre Arte e Pedagogia.
Representado em muitos museus e colecções, no país e no estrangeiro, vive e trabalha na sua aldeia natal.

Código QR do URL: http://vart.pt/carneiro-alberto/

http://vart.pt/carneiro-alberto/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.