BRAGANÇA (REI), D. CARLOS DE (1863-1908)

Nome Completo: Carlos Fernando Luís Maria Vítor Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis José Simão de Bragança Sabóia Bourbon Saxe-Coburgo-Gotha

Dados biográficos: Nasceu em Lisboa, no Palácio da Ajuda, em 1863. Herdeiro da coroa portuguesa, filho do rei D. Luís I e da princesa D. Maria Pia de Sabóia, teve uma educação muito cuidada, ligada às ciências e às artes.
D. Carlos de Bragança reinou entre 1889 e 1908, num período particularmente difícil da história portuguesa, quer a nível da política externa, (Mapa Cor de Rosa/ Ultimato Inglês), da política interna, (revoltas/greves), quer a nível financeiro, (bancarrota).
“O Rei D. Carlos foi um pintor reconhecido e um investigador distinguido pelos seus trabalhos oceanográficos, realizados a bordo do seu barco Amélia.
Desde cedo interessou-se pelo desenho e pela pintura, tendo sido discípulo do espanhol Enrique Casanova e de Miguel Ângelo Lupi. A sua produção centrou-se em marinhas e cenas pitorescas, de costumes e tipos, registadas sobretudo a aguarela e pastel.” in, Museu Malhoa.
“Multifacetado, este penúltimo rei de Portugal, era um sportsman, apesar do seu físico. Jogava lawn-tennis, impulsionava o football, praticava natação, caçava e andava muito a pé. No panorama europeu de fin-de-siècle, Carlos de Bragança era um monarca requintado, atento, sensível, aberto às ideias do tempo e aos ventos da ciência. Pintor, navegador com olhar científico, D. Carlos foi, contudo, um rei isolado e solitário, incapaz de estabelecer pontes de comunicação com o seu povo.”, in Oceanário de Lisboa.
Morreu, com 45 anos, em 1908, num atentado no Terreiro do Paço, assassinado, juntamente com o príncipe D. Luís Filipe, por elementos da Carbonária.

Código QR do URL: http://vart.pt/braganca-rei-d-carlos-de/

http://vart.pt/braganca-rei-d-carlos-de/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.