BENTES, MANUEL (1885-1961)

Nome Completo: Manuel Gonçalves Bentes

Dados biográficos: Nasceu em Serpa, em 1885.Frequentou a Escola de Belas Artes, onde dizia, ”o clima era asfixiante” (Rui M. Gonçalves).
Em 1905, na companhia de, Eduardo Viana e Manuel Jardim, instala-se em Paris, onde se junta aos restantes portugueses que por lá viviam.
“Com a instauração da República, surgiu a vontade política … de reformar o ensino de Belas Artes.(…) M. Bentes (tornou-se) o principal organizador da Exposição de Arte Livre, no Salão Bobone, em 1911.´´Fugimos aos dogmas do ensino às imposições dos mestres …porque os artistas têm uma só escola - a natureza-, um só dogma – o amor." Rui Mário Gonçalves,in, 100 Pintores Portugueses do Séc.XX.
Em 1913, porque a mãe morre, deixa de receber o apoio de casa. Os Salões e Exposições em que participa em Paris, não lhe trazem o suficiente para viver e passa por grandes dificuldades.
O desespero leva-o a destruir a maior parte das obras que produziu, entre 1913 e 33.
Em 38, com aproximação da 2ªGuerra, regressa a Portugal, onde a partir de 40, recomeça a pintar.
Participou fielmente, desde 44, nos Salões de Arte Moderna, patrocinados pelo SNI e em 46, recebeu, “ tinha ele mais de sessenta anos, um prémio Sousa-Cardoso, destinado a jovens esperanças...”J.- A. França,in, A Arte em Portugal no Séc.XX
Restaurador de pinturas em Lisboa e Vila Viçosa, foi vivendo apagadamente, “sem êxito, isolado e silencioso ... com longas fases de desalento, foi pintando pequenas paisagens sensíveis, dum impressionismo aplicado e naturezas-mortas onde a sombra de Cézanne pairava vagamente “J.-A. França, id.
Faleceu em 1961, em Vila Viçosa.

Código QR do URL: http://vart.pt/bentes-manuel/

http://vart.pt/bentes-manuel/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.