BATARDA, EDUARDO (1943)

Nome Completo: Eduardo Manuel Batarda Fernandes

Dados biográficos: Nasceu em Coimbra em 1943.
Esteve em medicina 3 anos, mas desistiu para entrar na ESBAL, onde fez o curso de pintura (63/68).
Entre 64 e 68 em óleos e acrílicos, a sua composição utiliza a linguagem da Banda Desenhada, das artes gráficas e publicidade, para tratar temas de ordem política, cultural ou artística. Em 66, numa exposição colectiva na SNBA, os seus trabalhos causam polémica. Os temas eróticos e o sarcasmo levam à recusa de um deles.
De 1971 a 74, com uma bolsa da Gulbenkian frequenta o Royal College of Art em Londres. Aí, entre a Pop Art, o Experimentalismo e o Conceptualismo, Batarda faz aguarela. Satura cores, recorre à figuração da BD Underground americana. Desenha com detalhe, referências artísticas, políticas, populares, autobiográficas, e também uma sexualidade explícita.
Entre 74 e 75 escreve, no Sempre Fixe, sobre arte. A partir de 76, dá aulas na ESBAP.
Nos anos 80, volta ao acrílico. Primeiro, ainda com variações de cor e figurações reconhecíveis. Depois, evolui para uma abstracção quase geométrica onde dominam os tons escuros. Riscas e curvas em entrelaçamentos cada vez mais complexos. Aplica espessas camadas de verniz, num acabamento propositadamente excessivo. ( CAM )
Pelos anos 90, o sarcasmo das aguarelas permanece, mas torna-se implícito e, segundo o próprio, o comentário à arte limita-se agora, a um comentário à sua própria pintura.(CAM)
Trabalha também em ilustração, tapeçaria, murais e cenografia.

Código QR do URL: http://vart.pt/batarda-eduardo/

http://vart.pt/batarda-eduardo/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.