AYRES, FREDERICO (1887-1963)

Nome Completo: Frederico Pereira Ayres

Dados biográficos: Nasceu em 1887. Estudou em Lisboa. Foi aluno de Carlos Reis. Membro dos grupos Ar Livre (1910-1927) e Silva Porto (1927-1940).
“…grupos de artistas organizados para efectuarem saídas de campo e exposições dos trabalhos realizados…António Saúde, Falcão Trigoso e Frederico Aires são alguns dos discípulos (de Carlos Reis ) que integravam esses agrupamentos.
Em Portugal, uma vez instalado, o Naturalismo permaneceu como tendência artística dominante até meados do século XX, definindo um longo ciclo na vida artística nacional. Durante décadas, gerações de artistas foram respondendo às solicitações dos apreciadores e cultivaram o gosto pela pintura de paisagem, captada directamente ao ar livre e fiel ao motivo.”Museu Malhoa, IMC.
“As suas obras caracterizam-se pelo excelente uso da cor, criando ambientes suaves e envoltos nas brumas do amanhecer ou do entardecer. Obteve a 2ª medalha em pintura, na Sociedade Nacional de Belas Artes, e participou em exposições aí realizadas desde 1910.” F. Pamplona,in, Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses.
Está representado no Museu da Cidade de Lisboa, no Museu Grão Vasco, em Viseu, Museu Malhoa,nas Caldas e outros, assim como em algumas colecções particulares portuguesas.Realizou, ainda, murais, em particular frescos para a boca de cena do teatro Chaby Pinheiro, na Nazaré.
Nos anos 30 afastou-se do meio artístico português ao instalar-se em Moçambique, onde continuou a trabalhar e a dar aulas.
Morreu em Moçambique, em 1963.

Código QR do URL: http://vart.pt/ayres-frederico/

http://vart.pt/ayres-frederico/

Não tem um leitor de código QR?
Faça o download em scan.me.